tag:blogger.com,1999:blog-34376694.post8673398808474888232..comments2023-05-11T10:54:21.881-04:00Comments on INCA - LOVE SANTO DAIME - VIVA CÉU DO MAPIA - AMO EL MUNDO - RAINHA DA FLORESTA: TETEU – FRANCISCO FERNANDO FILHO – O ASSESSORIncahttp://www.blogger.com/profile/00563190754423956871noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-34376694.post-48206167142268859762013-06-21T13:09:24.928-04:002013-06-21T13:09:24.928-04:00Olá, não estou conseguindo baixar a gravação. como...Olá, não estou conseguindo baixar a gravação. como faço?<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18326467838422598841noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34376694.post-89392216633450559352012-06-06T11:02:30.023-04:002012-06-06T11:02:30.023-04:00Para maiores informações sobre o Daime, existe um ...Para maiores informações sobre o Daime, existe um livro sobre a biografia do fundador chamado “Eu Venho de Longe – Mestre Irineu e seus companheiros” . Mais sobre o assunto procure nos link’s:<br /><br />http://www.euvenhodelongemestreirineu.com/<br />http://www.facebook.com/euvenhodelongemestreirineu<br /><br />Eu venho de longe: Mestre Irineu e seus companheiros<br /><br />Um resgate da memória dos primórdios do culto religioso do Santo Daime, a sua importância na formação da identidade acreana e sua matriz afro-brasileira, elaborado com as narrativas das vidas dos seus precursores, em especial o Mestre Irineu.<br /><br />MOREIRA, Paulo; MACRAE, Edward. Eu venho de longe: Mestre Irineu e seus companheiros.<br />Salvador, Bahia: EDUFBA, EDUFMA, ABESUP, 2011. 592 p. <br /> <br />Raimundo Irineu Serra, mais conhecido como Mestre Irineu, foi um maranhense neto de escravos que no início do século XX migrou para a região do Acre, onde se estabeleceu desempenhando vários ofícios relacionados à extração da borracha e posteriormente, a partir de 1920, agora residente na região de Rio Branco, se inscreveu na Força Policial. A partir de então passou também a desenvolver atividades de cunho espiritualista e de medicina popular tendo como principal ferramenta a bebida ayahuasca, de fortes características psicoativas. Em 1930 funda um centro, datando-se dessa época a criação do culto do Santo Daime ou Daime. A comunidade rural que estabeleceu acolheu inúmeros imigrantes e seringueiros expulsos da floresta devido ao colapso da economia da borracha. Mestre Irineu e sua doutrina foram sujeitos a inúmeras perseguições e preconceitos suscitados pela predominância de afro-descendentes entre seus seguidores e pelos temores que as elites de então sentiam em relação à movimentos culturais e religiosos de origem afro-indígena como aquele que liderava. Como estratégia de defesa para si e sua comunidade Mestre Irineu desenvolveu fortes laços com alguns políticos influentes de sua época, incluindo governadores e autoridades do exército. Hoje se considera de grande importância a sua participação na colonização do então Território que mais tarde viria a ser Estado e o movimento religioso que fundou assume características emblemáticas da identidade acreana reminiscentes, análoga daquelas desempenhadas por exemplo pelo candomblé na Bahia.<br />O texto do livro aqui apresentado traz uma nova abordagem e releitura dos dados já conhecidos sobre a história do Mestre Irineu e do Daime, além de trazer uma preciosa coleção de fotos, documentos e outros depoimentos dos primeiros participantes desse movimento religioso, muitos deles com idades avançadas ou falecidos. O trabalho também enfatiza a influência da cultura afro-brasileira no desenvolvimento da doutrina pregada pelo Mestre Irineu. Assim, este livro é um trabalho de resgate da memória dos primórdios desse culto religioso, enfatizando a importância do Daime na formação da identidade acreana e destacando a presença da matriz afro-brasileira, até agora pouco enfatizada nesse processo.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08953551114523093444noreply@blogger.com