quarta-feira, maio 02, 2012

OLHEM SO!! SANTO ANTÔNIO - Animais silvestres morrem afogados no lago da Usina, consórcio construtor diz que foram apenas cerca de 500 - FOTOS E VÍDEO

VIDEO AQUI

Agora ele vê como o inferno seduz... desesperado vão alagar onde ele se criou e expulsar os irmãos que lá ficou.....Porque vão acabar com toda vida que há por lá...”” Trechos da música Homem de Gravata do jornalista João Paulo Prudêncio. Uma triste realidade que conta com o apoio irrestrito dos orgãos fiscalizadores. Uma vergonha nacional.

Os pioneiros da Amazônia descobriram a alguns anos que não era mais permitido matar animais silvestres para comer. Alguns foram parar no presídio Urso Branco por fazer um “guizado de paca”. O Ibama e o  Instituto Chico Mendes possuem zelosos fiscais que correm atrás de criança com estilingue na mão. Mas parecem cegos, surdos e mudos em relação a supostos crimes ambientais em relação ao Consórcio Construtor da Usina Santo Antônio.

Já foi denunciado um “bota-fora” que jogou milhares de toneladas de entulhos da obra no leito do Rio Madeira. Uma clara demonstração da falta de planejamento foi vista com a abertura das comportas e obanzeiro” provocado, que derrubou barrancos, destruiu casas, expulsou ribeirinhos e levou até um centenário patrimônio histórico para o fundo do rio.

Desta vez, chega ao Rondoniaovivo mais uma denúncia contra a Usina Santo Antônio. Um cidadão procurou o "seu Jornal Eletrônico" e reportou que trabalhava até fevereiro deste ano numa empresa contratada pela “Santo António” para resgatar animais ilhados com o inicio do enchimento do lago da Usina.  São alguns milhares de hectares de selva amazônica que está afundando para  produzir energia elétrica para o sul/sudeste do Brasil.

Neste trabalho de resgate, foi detectado que em alguns locais, o socorro demorou a chegar. Segundo o ex-funcionário, principalmente nas ilhas do Rio Madeira, o extermínio foi em massa, com a morte de Tatus, Pacas, Cotias e outros animais silvestres. E ali mesmo apodreceram. O fedor de carniça ia longe segundo o trabalhador da empresa contratada..

O mais chocante da história é que o contrato com a empresa YKS que fazia o resgate foi cancelado, sem ter sido finalizado o trabalho. É difícil mensurar o tamanho da

O cidadão que entregou fotos e vídeo, disse que antes de procurar o Rondoniaovivo esteve em três emissoras de televisão da capital e nenhuma se “interessou” pela pauta.

carnificina provocada pela “Santo Antônio”.

Procurado pela reportagem, o grupo empresarial disse em nota que realmente houve mortes, mas foram apenas 459 animais silvestres. Este quantitativo, no caso de moradores locais daria prisão perpétua para um “comedor de tracajá”. O cidadão que entregou fotos e vídeo, disse que antes de procurar oRondoniaovivo esteve em três emissoras de televisão da capital e nenhuma  se “interessou” pela pauta.  

Confira nota do Consórcio abaixo:

O Programa de Resgate de Fauna da Santo Antônio Energia, previsto no Projeto Básico Ambiental da concessionária, antecedeu todas as etapas de construção da UHE Santo Antônio e a formação do reservatório.

Durante as fases de enchimento do reservatório (de 16 de setembro de 2011 a 23 de janeiro deste ano)  e do rescaldo ( trabalho de resgate mais detalhado, que durou até 3 de março, pós- período de enchimento do reservatório,) foram encontrados pelas equipes de resgate 25.517 animais na região de influência da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

Deste total de animais resgatados, 24.952 indivíduos (que correspondem a 97,7%) foram devolvidos saudáveis ao meio ambiente, 0,17% foram encaminhados para extração de veneno, 0,2% continuam em tratamento médico veterinário e 1,8% vieram a óbito. Alguns animais mortos foram encaminhados para universidades para serem utilizados como material de ensino e pesquisa, outros foram recolhidos e levados para local apropriado

Participaram das operações de resgate e rescaldo mais de 100 profissionais entre veterinários, biólogos, tratadores, auxiliares e equipe de apoio. A estrutura para os trabalhos envolveu 32 barcos e dois pontos de apoio com ambulatório para atendimento médico veterinário, mini-centro de estudos e viveiros. Os profissionais contaram também com a estrutura do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), o maior do país, construído pela Santo Antônio Energia no campus da Unir.

Em nenhum momento as ações do Programa de Resgate de Fauna da empresa foram suspensas. No dia 3 de março as ações foram concluídas com 97,7% de sucesso na reintrodução de animais ao meio ambiente. A partir dessa data a Santo Antônio Energia iniciou com equipe própria o monitoramento e eventual resgate na área do reservatório. Todas as atividades foram e continuam sendo acompanhadas pelo Ibama por meio de relatórios periódicos e visitas de auditoria em campo.

Um comentário:

Razanga v12 disse...

obrigado pela Dicas