quinta-feira, janeiro 05, 2012

ENTREGA DE TRABALHOS – MESTRE IRINEU BOM FESTIVAL A TODA A IRMANDADE!

Esta cerimônia se realiza somente após o encerramento do Trabalho de Santos Reis, dia 5/6 de janeiro.

É o momento em que cada fardado fará o balanço de suas atividades espirituais durante o ano que se encerra. São partes deste balanço sua freqüência e as alterações (benefícios, instrução ou disciplinas recebidas) observadas. A irmandade deve ser alertada para realizar este exame de consciência nos dias antecedentes ao trabalho dos Santos Reis. Antes de iniciar-se a cerimônia propriamente dita, o comandante do trabalho poderá solicitar a todos um breve momento de concentração para maior conscientização da entrega que cada fardado fará.

Ná época do Mestre, o presidente do centro escolhia entre os membros mais antigos da irmandade aqueles que irão receber os trabalhos dos demais. As pessoas designadas para receber os trabalhos permanecem sentadas dentro do Salão da Igreja, e os fardados individualmente se aproximam, prestam continência, com a mão esquerda e perfilados afirmam:

Na Santa Paz de Deus eu recebi os meus trabalhos.

Na Santa Paz de Deus eu entrego os meus trabalhos com ou sem alterações.

A(s) pessoa(s) encarregada(s) de receber os trabalhos poderá solicitar maiores esclarecimentos sobre a qualidade das alterações observadas e maiores detalhes sobre as mesmas. Ao final das entregas, as pessoas designadas para receber os trabalhos da irmandade entregarão seus próprios trabalhos. Os que foram recebidos pelo presidente da mesa espírita, os entregará ao presidente do Conselho Ritual Doutrinário e demais autoridades da Doutrina.

Atualmente, no Céu da Lua Cheia, os trabalhos são entregues de forma meditativa, cada um entregando o seu em pensamento. Os fardados individualmente: “Na Santa Paz de Deus eu recebi os meus trabalhos. Na Santa Paz de Deus eu entrego os meus trabalhos com ou sem alterações.

Mestre Irineuj II

Durante a cerimônia é cantado o hino Oferecimento do Mestre Irineu ; tantas vezes quantas forem necessárias ou, ainda, o hino nº 23 do Padrinho Alfredo. Os centros; ocasionalmente, podem optar pela realização da cerimônia de entrega como uma forma de instruir o corpo de fardados do ritual e no seu simbolismo.

Nenhum comentário: