sexta-feira, outubro 28, 2011

ASSINA!! para que o Brasil defenda no G20 as regulações sobre o comércio de commodities alimentares, e assim fazendo, ajude a por fim agora a crise global de alimentos

Normalmente relacionamos as causas da fome a secas, furacões e safras ruins. Mas a maior causa da crise alimentar global hoje, na qual 1 bilhão de pessoas já não tem o que comer e milhões estão à beira da morte por inanição, é a falta de regulação sobre a especulação financeira com commodities alimentares como o trigo, o milho e a soja.

O aumento do preço dos alimentos é ótimo para esses especuladores: é como eles ganham dinheiro. Mas é um desastre para o restante de nós, especialmente para os que vivem em países do hemisfério sul.

Como um líder dentre os países em desenvolvimento, o Brasil tem agora a chance de mudar isso. Dentro de poucos dias, o Brasil vai participar em Cannes, na França, da reunião do G20: o grupo das 20 maiores economias do mundo. Por isso, a ActionAid Brasil iniciou um abaixo assinado no Change.org demandando que, durante a reunião, o governo brasileiro pressione por regulações de mercado que criem segurança alimentar e ajudem a por fim à pobreza extrema e à fome.

A ActionAid Brasil entregará as assinaturas aos representantes brasileiros no G20. Você assinaria a petição daActionAid Brasil para que o Brasil defenda no G20 as regulações sobre o comércio de commodities alimentares, e assim fazendo,  ajude a por fim agora a crise global de alimentos?

A não regulação da especulação sobre o preço dos alimentos também é uma causa que faz com a ajuda alimentar tenha que ser realizada para milhões de pessoas no Chifre da África para combater a fome na Somália anunciada há três meses -- mas a ameaça de inanição ainda está presente.  Isso não teria acontecido há 10 anos atrás, quando o montante de recursos investidos em comércio de commodities alimentares era menos da quinta parte dos 260 bilhões de dólares lançados no casino e que isso se tranformou hoje em dia.

O Brasil não estará sozinho se defender a regulação dos preços no comércio das commodities alimentares. O presidente francês Nicolas Sarkozy tambem já demandou controles mais rígidos sobre os especuladores que querem lucrar aumentando os preços dos alimentos, e 461 economistas de mais de 40 países lançaram recentemente uma carta aberta culpando os especuladores financeiros pelo recorde de preços altos. O coro está crescendo.

Mas como um líder na luta por justiça global, o Brasil precisa fazer com que as economias mais ricas do mundo assumam suas responsabilidades em relação às necessidades das pessoas pobres e que passam fome no mundo. A ActionAid Brasil quer entregar o máximo de assinaturas possível em sua petição aos representantes oficiais do país na França no dia 01 de novembro. Por favor, assine a petição da ActionAid Brasil para que os líderes brasileiros defendam a regulação da especulação com as commodities alimentares, e depois envie para todas as pessoas que você conhece:

http://www.change.org/petitions/no-deixem-que-apostem-com-a-nossa-comida-stop-gambling-with-our-food

Obrigado por fazer a mudança acontecer,

- Weldon e a equipe da Change.org

Nenhum comentário: