quarta-feira, janeiro 19, 2011

Espaço Uarumã Curso de Horta em Espiral e Bioarquitectura–Manaus Vibe 22-23 e 29-30 jan 2011 !

Bioconstrução da terra. Espaço Uarumã oferece cursos de Horta em Espiral e Bioarquitetura da Terra. espiral

A bioconstrução voltada para um conjunto de técnicas que valorizam a terra e o bom aproveitamento da natureza é a especialidade do arquiteto Tomás Atxondo. O bioconstrutor define seu trabalho como uma bioarquitetura da terra. Segundo ele, ela é o elemento central das práticas que desenvolve.

“Meu trabalho busca proporcionar espaços estruturados, usando barro, a técnica de pau-a-pique (técnica que consiste em fazer um entremeado de bambu que é preenchido com barro), adobe, recuperação de águas grises, teto verde, fossa seca, entre outras, todas voltadas para a harmonia com os elementos naturais.

Pela primeira vez em Manaus, Tomás Atxondo dará dois workshops, Horta em Espiral e Bioarquitetura da Terra. As técnicas são oriundas da permacultura, cujo termo significa cultura permanente, o que quer dizer integrada. Seu fundador foi Bill Mollison e seu co-fundandor foi David Holmgren.

A espiral é uma das formas que mais nos aproxima da maneira como a natureza promove a regeneração da vida mesmo, ele é a forma que representa as galáxias, a circulação global do ar, os cristais de água, etc. A técnica é usada em um horto orgânico biointensivo e aplicável no solo, com plantas culinárias e medicinais, assim como também em hortas produtivas de hortaliças, como uma mandala [circulo sagrado para os tibetanos].

A horta orgânica em forma de espiral tem certas características muito interessantes, uma horta diversa, altamente produtiva e permanente, já que sem dúvida proporciona maior quantidade de microclimas ao horto, possibilitando maior estabilidade.

Dentre os objetivos do curso estão, compreender as proporções harmônicas na natureza, a arte e a arquitetura natural com base na geometria sagrada [padrões universais], desenvolver os conhecimentos e habilidades práticas para desenhar, construir e manter um horto orgânico biointensivo em espiral, estabelecer um sistema de produção de alimentos e ervas orgânicas para um autoconsumo estável e permanente, que contribua para fortalecer a saúde, a economia e a soberania alimentar das famílias, através de um desenho ecológico eficiente que requer baixa investimento de tempo para seu funcionamento e manutenção.

Por que em espiral? Por que a diferença de alturas? Para que serve o estancar da água em sua parte baixa? Como combater pragas sem químicos? Estas e outras perguntas poderão ser respondidas com este curso prático de 2 dias, onde você e seus filhos [recomendável trazer-los] vão construir na terra.

A cozinha da terra, espaço desenvolvido com a bioarquitetura da terra, tem o objetivo de proporcionar um espaço estruturado de barro usando a técnica de pau-a-pique, na construção de fogões feitos na medida das panelas. “Isso proporciona um aproveitamento eficiente quanto ao rendimento calórico e o pouco consumo da lenha”, afirma.

Tomás Atxondo já desenvolveu a permacultura no Chile, no Brasil, no Peru, na Colômbia e no México, onde vive atualmente. É nela que ele encontra a bioarquitetura, a horta espiral biointensiva ou orgânica, o teto verde, a cozinha de terra, o banheiro seco compostável, enfim, todas tecnologias integradas com a terra.  

Para Tomás, o fundamental na filosofia da permacultura é que ela proporciona um estudo-análise da observação da natureza do lugar pra compreender como é o funcionamento do ecossistema desde sempre, antes de pensar uma estrutura. 

Além de todos esses cursos, Tomás também realiza palestras com abordagens voltadas para a análise de setores e zonas no desenvolvimento de projetos.  O objetivo, segundo ele, é desenvolver o planejamento estratégico quanto a energias renováveis e fatores naturais externos ao sítio onde se quer levar à cabo um projeto da maneira mais eficiente possível, enquanto a energia que foi sempre presente no lugar. 

O que é?

Curso Horta em Espiral

Ministrante: Tomás Atxondo

Data: 22 e 23/01/2011

Onde: Pousada Uarumã

End: rua Caravelle Nº 14 , Tarumã, Manaus AM.

Hora: das 09h00 às 15h00 no sábado e das 09h00 ás 17h00 no domingo

Valor: R$ 150 com almoço e lanche

Web Site: http://bioconstruindo.webs.com/

Curso Cozinha de Terra

Ministrante: Tomás Atxondo

Data: 29 e 30/01/2011

Onde: Pousada Uarumã

End: rua Caravelle Nº 14 , Tarumã, Manaus AM.

Hora: das 09h00 às 15h00 no sábado e das 09h00 ás 17h00 no domingo

Valor: R$ 150 com almoço e lanche

Web Site: http://bioconstruindo.webs.com/

Ascom

Jornalista responsável: Juliana Belota

DRT: AM/010

Contatos:

9201-3297 Juliana

3239-7380

Nenhum comentário: