quinta-feira, dezembro 16, 2010

18dec2010 BazArte Manaus em prol da Campanha pelo Tombamento da Cachoeira Alta de Tarumã

Espaço Uarumã apresenta BazArte em prol da Cachoeira Alta do Tarumã

Curso de bioconstrução da terra, mercado cultural, música e performances artísticas, o BazArte apresentará, no dia 18, a partir das 17h00, um coral de cunhãs e curumins fãs do Igarapé Água Branca, amigos da Cachoeira Alta do Tarumã com a música “Sauim de coleira”, a performance Mãe D’Água  e ainda os shows de  Jorge Jucá, Lucinha Cabral, e Salomão Rossy.
O BazArte também será espaço para o lançamento da campanha de tombamento da Cachoeira Alta do Tarumã como patrimônio natural, cultural, religioso e ecológico da cidade de Manaus. Tudo isso reunido num só momento. Você quer mais? Tem.
O mercado cultural, uma feira de artes plásticas, roupas artesanais, arte Shipibo-Konibo (mestres da Ayahuasca no Perú), plantas, e culinária naturalista amazônica. Seu propósito é proporcionar às pessoas um espaço de troca de produtos artesanais. Estamos entrando no solstício de inverno e um eclipse lunar total acontecerá no dia 21 de dezembro, o que torna nosso encontro inspirado em uma cultura alternativa, convergente com o movimento celeste e primordial.
As exposições são inspiradas em produtos que mantém uma relação harmônica com a natureza e a floresta. No mercado cultural do BazArte é possível encontrar, por exemplo, mudas medicinais (por encomenda), travesseiros de ervas, sabonetes naturais, medicinas florais, exposição de desenho científico, e camisas, exposição de artes plástica do Amazonas.
O BazArte apresentará também um espaço para troca de coisas usadas  (brechó-sebo) Enfim, uma feira livre com direito à samosas (pastéis indianos), tenda de chá, etc. As pessoas que queiram expor e vender seus produtos durante o evento, por favor, contate a organização no e-mail bazarte@gmail.com .

Clique para ver ampliado
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Cultural market, music, artistic performances. The Bazart in favor of overturning the Cachoeira Alta Tarumã as natural heritage, cultural, religious and ecological features of the city of Manaus: Bare collar (coral children / Victoria Regia), Mother Water ( performance), Cunha (play ), and Musical Village, Jorge Juca, Lucinha Cabral, and Solomon Rossy (musical performance), art exhibition by Raymond Sa.

All of this together and there's more: the campaign launch by Tipping da Cachoeira Alta Tarumã with open letter below and signed by the residents and friends of Tarumã.

The exhibitions are inspired products that maintains a corporate relationship with the forest elements. In the market of cultural Bazart can find, for example, medicinal and ornamental plants, herbal pillows, natural soaps, medicines floral display of scientific drawing, and shirts, an exhibition of artists (
LIVE PERFORMANCES), juice, sprouts, cooking and naturalist Amazon.

The Bazart also present a space for exchange of things that no longer wants more, with nooks and Sebo. Finally, with an open right to samosas (Indian pastries) and light juice (juice shoot), organic pastas, teas, etc.. People who want to exhibit and sell their products during the event, please contact the organization in the email
bazartemanaus@gmail.com .
@BazArteManaus to follow and follow the news of Bazart Live

The event will be broadcasted on TV Web, the channel (
LIVE PERFORMANCES) 18th december 22:40hs to 2:00 or maybe more  if the Internet allows.
Olha todas as fotos BAZARTE 2009
MIRA TODAS LAS FOTOS
LOOK ALL THE PICS
GUARDA TUTTE LE FOTO



Bioconstrutor do Chile apresenta bioarquitetura da terra em workshop no Espaço Uarumã, no Tarumã em Manaus

Textura e parede estrutural de cozinhas com barro e argila

Bioarquitetura da terra. Assim o bioconstrutor Tomás Atxondo define seu trabalho em bioconstrução de Cozinhas da Terra. Pela primeira vez em Manaus, ele dará um workshop, que acontecerá nos dias 18 e 19 de dezembro, sobre a técnica oriunda da permacultura, cujo termo significa cultura permanente, o que quer dizer integrada. Seu fundador foi Bill Mollison e seu co-fundandor foi David Holmgren.


Segundo Tomás Atxondo, o objetivo do curso é proporcionar um espaço estruturado de barro usando a técnica de pau-a-pique (técnica que consiste em fazer um entremeado de bambu que é preenchido com barro), na construção de fogões feitos na medida das panelas. “Isso proporciona um aproveitamento eficiente quanto ao rendimento calórico e o pouco consumo da lenha”, afirma.

Tomás Atxondo já desenvolveu a permacultura no Chile, no Brasil, no Peru, na Colômbia e no México, onde vive atualmente. É nela que ele encontra a bioarquitetura, a horta espiral biointensiva ou orgânica, o teto verde, a cozinha de terra, o banheiro seco compostável, enfim, todas tecnologias integradas com a terra.  

Para Tomás, o fundamental na filosofia da permacultura é que ela proporciona um estudo-análise da observação da natureza do lugar pra compreender como é o funcionamento do ecossistema desde sempre, antes de pensar uma estrutura. 

Além de todos esses cursos, Tomás também realiza palestras com abordagens voltadas para a análise de setores e zonas no desenvolvimento de projetos.  O objetivo, segundo ele, é desenvolver o planejamento estratégico quanto a energias renováveis e fatores naturais externos ao sítio onde se quer levar à cabo um projeto da maneira mais eficiente possível, enquanto a energia que foi sempre presente no lugar. 
http://bioconstruindo.webs.com






O que é?

Curso Cozinha e fogão de Terra
Ministrante: Tomás Atxondo
Data: 18 e 19/12
Onde: Pousada Uarumã
End: rua Caravelle Nº 14 , Tarumã, Manaus AM.
Hora: das 09h00 às 15h00 no sábado (Momento BazArte) e das 09h00 ás 17h00 no domingo
Valor: R$ 250 com almoço e coffe-break

Ascom
Jornalista responsável: Juliana Belota
DRT: AM/010
Contatos:
9201-3297  Juliana  @jumibe @BazArteManaus @pousadamanaus
8187-3183  Inca       @incacolor  @soscachoeiramao

Nenhum comentário: